Entorno de oito instituições receberão projeto Caminhos do Brincar

Nesta semana, Emdec convida comunidade escolar a dar sugestões para a iniciativa

Neste primeiro momento, as comunidades das escolas são chamadas à participação na construção do projeto
7 de Agosto de 2025 - 11h20

A Volta às Aulas chega com novidades para estudantes, familiares e profissionais da educação que compõem as comunidades escolares da Vila Esperança, Jardim São Marcos e Jardim Flamboyant. Desde terça-feira, dia 5 de agosto, até sexta (8), equipes da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) realizam abordagens em horários de entrada e saída de oito instituições que serão beneficiadas com a etapa de expansão do projeto Caminhos do Brincar.

Além da Emdec, participam do Caminhos do Brincar a Secretaria de Transportes, Primeira Infância Campineira (PIC) e Prefeitura Municipal, em iniciativa da Fundação Feac, com o apoio do WRI Brasil e da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS).

Neste primeiro momento, as comunidades das escolas são chamadas à participação na construção do projeto, com sugestões e demandas sobre as necessidades locais, incluindo observações sobre a mobilidade urbana nas regiões, para uma circulação mais segura para crianças e seus cuidadores. Após essa primeira escuta, serão realizadas reuniões e encontros com a população, para debate sobre as propostas.


“A previsão de implantação de ‘zonas calmas’ no entorno de escolas está dentro do programa Revivacidade, a partir do Plano de Segurança Viária de Campinas”, explica a coordenadora de Inovação em Urbanismo e Mobilidade da Emdec, Michelle Rosa. A área atuará no desenho do projeto. “Estamos junto com a Feac nesta parceria, que pode ir para outras regiões da cidade”. A proposta integra projeto do parque linear da região dos Amarais, anunciado pela Prefeitura, em parceria com a Feac, no dia 1º de agosto.

O processo de pesquisa para a implantação do projeto nos três novos bairros ocorre após a entrega, em junho, das obras da primeira transformação promovida pelo Caminhos do Brincar, no entorno do Centro de Educação Infantil (CEI) Dom Edward Robinson de Barros Cavalcanti, no Satélite Íris.

A apresentação da novidade às oito instituições que serão impactadas pela expansão do Caminhos do Brincar foi iniciada na terça (5), com visitas de equipes de Educação e de Inovação em Urbanismo e Mobilidade, da Emdec, ao CEI Bem Querer Governador Eduardo Henrique Accioly Campos e ao CEI Fernando Alpheu Miguel, no Vila Esperança. Já nesta quarta (6), foi a vez das equipes da Emdec atuarem na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Padre José Narciso Vieira Ehrenberg e no CEI Dr. Roberto Telles, no Jardim São Marcos.

A ação será encerrada na região do Jardim Flamboyant, com visitas ao Centro de Formação e à Creche Semente da Vida, além da EMEF Raul Pila, na quinta (7); e ao Espaço Crescer e Vencer, na sexta (8).

Projeto já promoveu transformação no entorno de escola

Para transformar a mobilidade no entorno das escolas, serão usadas técnicas de urbanismo tático, que conta com soluções de baixo custo e rápida implementação para melhorar o desenho de uma via ou espaço público.

Na intervenção realizada no Satélite Íris, por exemplo, essas intervenções permitiram a extensão de calçadas, com tinta azul, e a instalação de balizadores e tachões. O espaço para pedestres foi ampliado e as travessias, encurtadas. A intervenção estimulou, ainda, a redução de velocidade de motoristas que circulam na região.

A região também teve a sinalização reforçada, no chão (horizontal) e em placas (vertical), incluindo a demarcação de vagas exclusivas. A Secretaria Municipal de Transportes adotou o sentido único de circulação em trechos das ruas Fernando Pereira Neto e Dr. Dante Erbolato, nas proximidades da escola impactada. E os limites de velocidade foram alterados, para a promoção de “zona calma”: um trecho da rua Tom de Araújo, marginal da av. John Boyd Dunlop, passou de 50 km/h para 30 km/h; e trechos das ruas Dr. Dante Erbolato e Fernando Pereira Neto passaram de 40 km/h para 30 km/h.

Foi realizada a pintura lúdica de calçadas e muros, e a instalação de mobiliário urbano. Em etapa final, anterior à entrega da obra, foi criado um espaço de proximidade” em terreno remanescente do sistema viário, na rua Fernando Pereira Neto, com parque feito com elementos naturais, bancos e pergolado.