Escola de Governo promove formação sobre famílias plurais para servidores da Educação

Servidores dos Centros de Educação Infantil (CEIs) Bety Pierro e Benjamin Constant tiveram, na última semana, uma formação sobre famílias plurais, promovida pela Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor, em parceria com a Comissão Própria de Avaliação (CPA) das duas escolas. A iniciativa teve como objetivo promover reflexões sobre as múltiplas formas de família, valorizando a diversidade do contexto social contemporâneo.
“Tivemos uma atividade muito rica. Dar visibilidade às novas configurações familiares, presentes no serviço público e em toda sociedade, além de qualificar e ampliar os conhecimentos no âmbito dos servidores da educação, potencializa a construção de uma cultura social verdadeiramente inclusiva e baseada no respeito”, disse Célia Bortolozo, coordenadora pedagógica da EGDS. “Há muitos estereótipos preconceituosos enviesados na sociedade, e a melhor forma de desconstruí-los e ressignificá-los com empatia é dialogando, refletindo e construindo novos saberes colaborativamente. Espero que consigamos levar essa experiência para outras unidades”, completou.
Entre os temas abordados por Célia Bortolozo e pela professora Lucimara El Messane estão: - A construção histórica da ideia de família; - Famílias plurais na prática; - Afeto, cuidado e pertencimento; aspectos legais, inclusão e boas práticas.
Para Carmen Alvares Lopes, professora de educação infantil, participar da formação foi uma experiência enriquecedora, não apenas enquanto profissional da educação, mas também como ser humano em constante construção. “A abordagem sensível e profunda sobre as famílias plurais, os direitos que lhes assistem e os afetos que as constituem trouxe à tona a importância de repensarmos nossas práticas e discursos no contexto escolar”, contou. “Fui especialmente tocada pela forma como fomos convidadas a olhar primeiro para dentro de nós mesmas, para a nossa própria identidade, para os sentidos que atribuímos às nossas interações. Essa autorreflexão foi fundamental para que possamos reconhecer e valorizar a diversidade de forma genuína e respeitosa”, completou.
Ainda segundo ela, compreender as distinções entre sexo, gênero e sexualidade é fundamental para desconstruir estigmas e ampliar nosso vocabulário com base em conceitos científicos e sociais atualizados, respeitosos. “Termos como homoafetividade, intersexo e a orientação para abandonar expressões ultrapassadas e inapropriadas como “homossexualidade” ou “hermafrodita” revelam o compromisso da formação com uma linguagem inclusiva e humanizada”, disse.
A monitora de educação infantil Eliane Sobrinho Moraes diz adorar o tema porque vem de uma família plural. “Foi uma atividade muito enriquecedora. Quantas diversidades de famílias podemos compor", disse.
Como surgiu a ideia
A orientadora pedagógica Gabriela Fiorin Rigotti, idealizadora da proposta de formação, conta que desde 2024, os CEIs Bety Pierro e Benjamin Constant, que atendem a região do Jardim do Vovô em Campinas, têm trabalhado com as questões da diversidade de forma ampla e integral, discutindo entre educadores e com a participação da comunidade temas como educação antirracista, diversidade cultural, igualdade de gênero e empoderamento feminino.
“Entendemos que é ampliando a visão dos educadores, pais e demais responsáveis sobre assuntos como esses que as crianças, desde bem pequenas, aprendem a ser cidadãos atuantes por uma sociedade justa, igualitária e responsável”, conta Gabriela.
Segundo ela, a atividade foi elucidativa e emocionante. “As duas formadoras vêm de famílias plurais. Isso lhes garantiu não só lugar de fala legítimo para tratar do assunto, mas, também, um olhar amoroso, generoso e acolhedor para todos os participantes, que puderam partilhar vivências e dúvidas”, disse.
Mais informações sobre os cursos e formações da Escola de Governo estão disponíveis na página https://campinas.sp.gov.br/sites/escoladegoverno/conheca-a-egds.