Prefeitura de Jundiaí solicita apoio do Estado para reduzir filas de cirurgias

O foco da agenda foi buscar soluções para a superlotação do Hospital São Vicente

Durante a reunião, o prefeito reforçou a necessidade de investimentos para realização de mutirões
8 de Agosto de 2025 - 13h35

O prefeito de Jundiaí, Gustavo Martinelli, reuniu-se na tarde desta quinta-feira (7) com o secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva, para alinhar propostas e solicitar apoio financeiro do Governo do Estado para ampliar os atendimentos em saúde no município. O foco da agenda foi buscar soluções para a superlotação do Hospital São Vicente e a longa fila de espera por cirurgias eletivas.

Durante a reunião, o prefeito reforçou a necessidade de investimentos para realização de mutirões e ampliação de cirurgias no Hospital Regional, contribuindo para desafogar o Hospital São Vicente, referência em alta complexidade.

Martinelli destacou a importância do diálogo constante com o Governo do Estado. “Avançamos nessa discussão. Quero agradecer ao secretário pelo acolhimento e pela disposição de ajudar não apenas Jundiaí, mas toda a Região Metropolitana”, afirmou o prefeito. Ele também solicitou a redistribuição das vagas ociosas, conhecidas como “bolsão”, de pacientes ausentes de outros municípios para moradores de Jundiaí.

O secretário Eleuses Paiva confirmou avanços: “Provavelmente, nas próximas duas semanas, teremos uma nova reunião para definir a mudança no perfil assistencial, o que deve permitir ampliar cerca de 200 cirurgias no Hospital Regional. E o mais importante: estamos trabalhando na abertura de novos leitos na região. Essa é uma prioridade do governador Tarcísio, ampliar a oferta de serviços em parceria com os municípios e garantir saúde de qualidade.”

Esta foi a segunda reunião entre o prefeito e o secretário em menos de dois meses, reforçando a urgência da pauta. “Hoje, o Hospital São Vicente atende mais de 300 pessoas internadas, por isso, o apoio do Estado é fundamental para reduzir o sofrimento da população que aguarda atendimento há muito tempo”, destacou a gestora da Unidade de Promoção da Saúde, Dra. Márcia Facci, que também participou da reunião.

Estiveram presentes na reunião Marilza Silva e Silva, diretora técnica da Coordenadoria de Gestão Orçamentária e Financeira (CGOF); Marcela Pégolo, coordenadora da Coordenadoria de Gestão de Contratos de Serviços de Saúde (CGCSS); e Débora Teixeira do Amaral, assessora técnica da Coordenadoria de Regiões de Saúde (CRS), todas representando a Secretaria de Estado da Saúde. Pelo Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês, participaram Carolina Lastra, diretora-executiva, e Bianca Miranda, diretora médica.