Defesa Civil inicia implantação de Núcleo Comunitário

Objetivo do Nupdec é formar grupos com líderes e representantes dos bairros de Rio Preto

A Defesa Civil , juntamente com a Secretaria de Educação estão implementando um projeto que vai ensinar alunos
9 de Maio de 2025 - 14h04

A proposta central da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) nos 100 primeiros dias de governo é a de implantação do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec). O objetivo do Nupdec é formar grupos compostos por líderes e representantes dos bairros de Rio Preto, visando ouvir as reinvindicações e as sugestões para o atendimento à população de forma mais eficaz.

“O Projeto Piloto está sendo implantado no Bairro Lealdade e Amizade, já iniciado e encontra-se na fase III, contando com a importante parceria da presidente da Associação do Bairro. Este é um projeto muito importante para o município”, afirma o diretor da Defesa Civil, cel. Ivair Silva.

As fases para a implantação do Nupdec são quatro:
Fase 1 — Identificação das lideranças do bairro ou bairros que abrangem a região a ser atendida;
Fase 2 — Apresentação do questionário à alguns membros da população, visando colher informações sobre o mapeamento dos riscos da região;
Fase 3 — Reunião com moradores do bairro para apresentar o projeto;
Fase 4 — Palestras com a população e simulados.

A Defesa Civil , juntamente com a Secretaria de Educação estão implementando um projeto que vai ensinar alunos do 5º ano sobre análise e prevenção de riscos. A iniciativa visa capacitar educadores para abordar de forma transversal temas relacionados à segurança e proteção no cotidiano dos alunos.

Um novo grupo de enfrentamento aos desafios climáticos, Comitê de Emergências de Verão, coordenado pela Defesa Civil também foi criado. Tem como instituições participantes o Corpo de Bombeiros, Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Urbanismo, Serviços Gerais, Trânsito e Transportes e Agricultura e Abastecimento, Concessionária de Energia CPFL, Guarda Civil Municipal (GCM), Semae (Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto). O objetivo é alinhar, sistematizar e agilizar as ações de atendimento a emergências climáticas como temporais com ventos, chuvas intensas, e suas consequências

Coordenadora do Comitê Gestor de Prevenção e Combate a Queimadas, a Defesa Civil realizou, em fevereiro, a primeira reunião sob a nova gestão municipal do prefeito Coronel Fábio Candido, visando a mobilização para as ações do Plano Municipal de Contingência para Prevenção e Combate a Queimadas 2025. O encontro marcou a reestruturação do Comitê Gestor que está sendo ampliado e recebe novas instituições, além de antecipar as ações da temporada 2025, focadas no caráter preventivo.

Engenharia e Gestão de Riscos
Nos 100 primeiros dias do ano foram realizadas 92 vistorias pela equipe de engenharia, destas, 61 em imóveis residenciais, cinco em pontes e travessias, 10 em imóveis comerciais, duas em imóveis religiosos, uma em edificação da Prefeitura Municipal e 13 em edifícios e condomínios residenciais. Desses casos, 29 sofreram interdição (parcial ou total).

Foram realizadas oito vistorias em situações de risco iminentes, sendo duas em árvores, duas em edificações, uma em córrego, duas em pontes, uma em alagamentos e uma em loteamentos em situação insalubre, e os encaminhamentos às Secretarias pertinentes.