Saúde chega a 45,9 mil doses de vacina aplicadas contra a dengue

A Secretaria de Saúde de Campinas atualizou na tarde desta quinta-feira, 7 de agosto, os dados sobre a cobertura vacinal contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Além disso, foi divulgada a 31ª edição do Alerta Arboviroses em 2025, onde é indicado que 26 bairros terão a partir desta semana um reforço nas atividades para combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue, zika vírus e chikungunya.
Vacinação contra dengue
A vacinação contra a dengue começou em 11 de abril de 2024 e até 31 de julho deste ano foram aplicadas 45.992 vacinas.
Há 9.140 pessoas com a 2ª dose do esquema de imunização em atraso, enquanto 4.480 precisam aguardar o término do intervalo de três meses para completar a caderneta.
1ª dose: 29.806
2ª dose: 16.186 (64% das 25.326 pessoas aptas para receber)
Total de doses aplicadas: 45.992
Receberam a 1ª dose e precisam esperar intervalo: 4.480 pessoas
Estão com esquema incompleto: 9.140 pessoas (36% das aptas para receber)
Público-alvo total: 65.265
Como receber a dose?
O imunizante está disponível nos centros de saúde e não é preciso agendamento para receber. Basta levar documento de identidade com foto e a caderneta, se tiver.
As salas de vacinação funcionam conforme horário de cada unidade básica. Endereços e contatos estão disponíveis na página: https://vacina.campinas.sp.gov.br.
Alerta Arboviroses
A 31ª edição do Alerta Arboviroses indica 26 bairros com reforço nas atividades de combate ao Aedes aegypti.
Leste: Jardim Conceição, Vila 31 de Março, Loteamento Vila Lafayette Álvaro e Parque Brasília
Noroeste: Jardim Campos Elíseos, Vila Perseu Leite de Barros, Jardim Roseira, Parque da Fazenda, Parque Tropical e Núcleo Residencial Nova Morada
Norte: Jardim São Marcos, CDHU Edivaldo Orsi e Jardim Mirassol
Sudoeste: Eldorado dos Carajás, Jardim Santo Antônio, Parque Vista Alegre, Jardim Santos Dumont 2 e Conjunto Habitacional Vida Nova
Sul: Jardim São José, Jardim Santa Cruz, Jardim das Bandeiras, Jardim do Lago Continuação, Jardim São João e Jardim Campo Belo 1
Suleste: Vila Industrial e São Bernardo
A Saúde ressalta que todas as ações de controle da dengue são as mesmas para controlar as demais arboviroses. A definição dos bairros é realizada pela equipe técnica da saúde, que monitora semanalmente uma série de indicadores para identificar criteriosamente as áreas de maior risco. A análise considera a incidência de casos, a densidade populacional, a intensificação dos trabalhos em regiões com imóveis de difícil acesso, a comunicação de risco, entre outros itens.
É importante ressaltar que o alerta também se aplica aos bairros que estão no entorno das regiões indicadas. Com isso, moradores das proximidades devem permanecer atentos e eliminar criadouros do mosquito. As orientações valem também para toda cidade.
As visitas são feitas, principalmente, por funcionários da empresa contratada Impacto Controle de Pragas. Os agentes usam camiseta laranja com gola careca e logo da empresa silkado, enquanto o líder da equipe veste blusa verde com as mesmas características. Todos vestem calça na cor cinza, e têm crachá de identificação. Já voluntários de mutirões usam colete na cor laranja com a identificação e a frase “Campinas contra o mosquito”.
Dúvidas sobre a identidade dos participantes podem ser esclarecidas pelo telefone 156 (de segunda a sexta) ou com a Defesa Civil pelo telefone 199 (fins de semana e feriados).
O que já foi feito em 2025?
Controle de criadouros: 785.618 visitas a imóveis (até 23/7)
Nebulização: visitas a 161.890 imóveis (até 23/7)
11 mutirões (até 28/6)
36.676 toneladas de resíduos retirados em ações (até 2/8)
137 lideranças de bairros capacitadas (de dezembro de 2024 a 7/6)
250 servidores brigadistas
300 servidores capacitados
Monitoramento de pacientes com suspeita de dengue: 75.188, sendo 22.653 reencaminhados aos serviços de saúde (desde fevereiro de 2024 até 4 de agosto de 2025)
53 capacitações para profissionais de saúde
Instalação de armadilhas contra o Aedes aegypti em pontos estratégicos