Elvis Cezar promove 1º Fórum de Esporte com presença de grandes atletas nacionais

O evento contou com a presença do capitão Cafu, da Seleção, que comandou craques como Ronaldo Fenômeno

Durante o 1º Fórum, os atletas que participaram da 67ª edição dos Jogos Regionais foram homenageados
22 de Julho de 2025 - 09h45

Santana de Parnaíba promoveu o 1º Fórum de Atividade Física, Esporte e Lazer do município, com uma programação especial e diversificada. O evento, realizado na Arena de Eventos entre os dias 14 e 15 de julho, contou com a presença de grandes atletas brasileiros que fizeram e fazem a diferença no esporte nacional. Entre eles, o pentacampeão mundial de futebol Cafu, o atleta de MMA Elias Silvério e o recordista mundial e maior medalhista paralímpico brasileiro de natação, Daniel Dias.

A abertura oficial reuniu profissionais, estudantes, gestores públicos e entusiastas das áreas de esporte, saúde e lazer, além de autoridades municipais, que acompanharam palestras motivacionais ministradas por atletas.

A primeira palestra foi ministrada por Cafu, que falou sobre os desafios que enfrentou em sua carreira até conquistar espaço em grandes clubes, destacando também como o esporte transforma vidas. Ele comentou que precisou persistir muito para ter a oportunidade de se tornar jogador de futebol. Sua palestra foi uma inspiração sobre disciplina, dedicação e uso do esporte para o desenvolvimento pessoal e social, buscando um futuro melhor.

Em seguida, houve uma mesa- -redonda sobre “O Papel do Futebol na Formação e Inclusão Social”, que contou com a participação do ex-jogador Cafu, do professor e técnico da Smafel, Luis Rogério, do professor de escolinha local, Marcos Antonio, do atleta da categoria sub-20, Rubem Ferreira, e do ex-atleta e representante do Centro de Formação Esportiva, Alexandre da Silva.

Já no período da tarde, foi a vez do atleta de MMA Elias Silvério subir ao palco e contar sua história. O lutador brasileiro de artes marciais mistas (MMA) já se destacou no cenário nacional e internacional, conquistando o cinturão de Campeão Meio-Médio do Jungle Fight e chegando ao UFC. Elias já treinou e deu aulas de lutas nas unidades esportivas da cidade. Ele destacou que encontrou nas artes marciais um propósito e uma direção, superando dificuldades e se destacando na sua trajetória, que inspira jovens de todo o país.

Na sequência, houve uma palestra ministrada pela Fundação EPROCAD (Fundação Esportiva Educacional Pró Criança e Adolescente), que apresentou a história da fundação e a metodologia do futebol de 3 tempos, utilizada por eles, que propõe oferecer, por meio da prática do esporte, oportunidades de inclusão social a crianças e jovens, contribuindo para o desenvolvimento de valores humanos como respeito, cooperação e solidariedade.

Logo após, houve mais uma mesa-redonda com perguntas e respostas, com o tema “A Gestão do Esporte e Lazer na Prática - Desafios e Soluções”, com a presença dos coordenadores das atividades aquáticas, lutas, esportes individuais e coletivos, setor do esporte educacional e supervisor de projetos da Fundação EPROCAD.

2º DIA DO FÓRUM

No segundo dia do fórum, logo pela manhã, os atletas parnaibanos que ganharam 17 medalhas na 67ª edição dos Jogos Regionais subiram ao palco, onde receberam o troféu de reconhecimento pelo desempenho na competição.

Os Jogos Regionais 2025 foram realizados em Itapetininga entre os dias 3 e 12 de julho. O município conquistou o 3º lugar geral entre as 49 cidades participantes, garantindo sua classificação para os Jogos Abertos “Horácio Baby Barioni”.

A cidade foi campeã nas modalidades de atletismo e ginástica feminina, além de badminton. Também conquistou o vice-campeonato em atletismo masculino, biribol sub-21, capoeira feminina, damas feminina, futebol masculino, futsal masculino sub-21, tênis feminino e voleibol feminino e masculino.

O município ainda conquistou o 3º lugar nas modalidades de basquete masculino sub-21, damas masculino, karatê feminino e masculino, e xadrez feminino.

Em sua 67ª edição, os Jogos Regionais são promovidos anualmente pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo e contam com 24 modalidades, incluindo o basquete 3×3, novidade deste ano. As competições ocorrem em duas categorias: sub-21 e livre.

Após as homenagens aos atletas, o nadador recordista mundial e maior medalhista paralímpico brasileiro de natação, Daniel Dias, subiu ao palco e ministrou uma palestra inspiradora para o público, contando sua história e conquistas. Ele já conquistou 27 medalhas em quatro edições dos Jogos Paralímpicos (14 ouros, 7 pratas e 6 bronzes) e brilhou em campeonatos mundiais, somando 40 medalhas (31 ouros, 7 pratas e 2 bronzes).

Reconhecido internacionalmente, Daniel venceu três vezes o prêmio Laureus World Sports como Esportista com Deficiência do Ano (2009, 2012 e 2016) e, atualmente, é embaixador da Laureus World Sports Academy. Após encerrar a carreira em 2021, segue incentivando o esporte por meio do Instituto Daniel Dias, promovendo inclusão e transformação social através da natação.

Após a palestra de Daniel, quem assumiu o palco foi Luiz Eduardo, da Gerência de Desenvolvimento Físico Esportivo do Sesc SP. Em seguida, ele participou da mesa-redonda com outros profissionais das áreas de saúde e esporte da cidade.

No período da tarde, os secretários de Esportes das cidades de Barueri, Cajamar, Pirapora do Bom Jesus e do município apresentaram as ações realizadas no esporte de suas cidades. O fórum abordou temas importantes sobre o impacto das políticas públicas na promoção da atividade física, do esporte e do lazer, e como essas iniciativas podem transformar vidas.

INVESTIMENTOS NO ESPORTE

Os constantes investimentos no esporte em Santana de Parnaíba nos últimos 11 anos, principalmente em infraestrutura e preparação de talentos para o alto rendimento, têm gerado frutos, com atletas conquistando o topo dos pódios em competições nacionais e internacionais.

A cidade conta com uma estrutura de excelência, com mais de 40 unidades esportivas espalhadas pelos bairros, incluindo oito com piscinas cobertas e aquecidas. Além disso, possui 10 parques municipais e mais de 15 campos de futebol e quadras esportivas. Esses espaços oferecem aulas em diversas modalidades, como natação, muay thai, mat pilates, atletismo, ritmos, ginástica artística, capoeira, hidroginástica, lutas, entre outras.